Conheça o Maior Instituto de Hipnose Ericksoniana

O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

5 certificações

Único Instituto no Brasil com 5 certificações internacionais em Hipnose.

+60 mil alunos

Junte-se aos nossos alunos espalhados em todo o mundo!

+ 100 mil horas

De cursos ministrados presencialmente.

Fale com nossos consultores

Tire suas dúvidas
pelo Whatsapp

Fale pelo Whatsapp

O que é o módulo avançado em Regressão e Progressão de Idade?

Regressão de Idade

Esta técnica se refere tanto a levar o cliente de volta no tempo para alguma experiência com o intuito de revivê-la – revivificação – como se ela estivesse acontecendo no aqui e agora, como, também, a simplesmente fazer com que o cliente lembre-se da experiência tão intensamente quanto possível.

Na revivificação, o cliente fica imerso na experiência, revivendo-a exatamente como ela aconteceu, ou conforme a lembrança do momento em que ocorreu.

Ao lembrar-se mais intensamente, o cliente está presente na situação, porém com um grau de dissociação que lhe permite recordar de forma segura os detalhes do evento do que quando este era lembrado anteriormente. A regressão de idade nos dá a oportunidade de viajar de volta no tempo para recuperar as memórias esquecidas ou para “retrabalhar’ antigas memórias no intuito de chegar a novas conclusões.

Erickson raramente usava a regressão de idade como um simples método para recordar. Ele sentia que as ações dos clientes com frequência se baseavam em aprendizagens incompletas – aprendizagens que haviam sido interrompidas antes que a experiência de aprendizagem houvesse sido concluída. Ao voltar no tempo e reviver e retrabalhar a situação, uma aprendizagem mais completa acontece. Quando a aprendizagem é completada, as conclusões baseadas na informação nova ou retrabalhada são com frequência bastante diferentes. As ações ou reações e sistema de crenças do cliente se modificam, fazendo com que o cliente passe a ter respostas muito mais evoluídas, realistas, efetivas e produtivas para as situações da vida.

Exemplo: Um amigo chegado tem uma filha que foi para a sua primeira escola de dança. Eu não sei se você consegue se lembrar da sua, mas com certeza foi uma época excitante para ela. (Regressão de idade, sugestão indireta)

Progressão de Idade (Fantasia Inconsciente)

A progressão de idade é diferente de perguntar aos clientes o que eles esperam fazer, ou onde eles esperam estar dentro de cinco ou dez anos (fantasia consciente).

Erickson: A projeção no tempo, ou ensaio mental, se refere ao trabalho terapêutico orientado para o futuro. Uma vez que esteja em transe profundo é pedido ao cliente que se imagine no futuro, mas devido à profundidade do transe e ao grau de talento hipnótico do cliente a experiência tem uma intensidade e uma qualidade de realidade que uma fantasia consciente não possui. (Erickson, 1980, Vol.4, página 397).

Consequentemente o paciente pode responder psicologicamente de modo efetivo às suas metas terapêuticas desejadas como se elas fossem realidades já alcançadas.

Pode ser mais produtivo quando se usa a regressão de idade trazer o cliente de volta para o dia presente, seguindo-se de uma progressão de idade para verificar a efetividade das intervenções usadas ao se “trabalhar” os aspectos inerentes na regressão de idade anterior.

Erickson: Sujeitos orientados a partir do presente para o futuro real, instruídos para olhar em retrospectiva para o trabalho hipnótico proposto como se este já houvesse sido realizado de fato, conseguem com frequência, através de suas “reminiscências”, fornecer ao hipnotizador compreensões que podem prontamente levar a um trabalho muito mais saudável no transe profundo. – [1952] (Erickson, 1980, Vol. I, cap. 6, p. 165)

Depoimentos em vídeos

Benefícios no uso da Progressão e Regressão

Encontrar os recursos esquecidos e desenvolver os recursos adicionais;

Conectar-se ao poder das experiências alegres que todos tivemos ou que nunca teríamos sobrevivido às nossas infâncias;

Regredir um cliente usando transe conversacional;

Desenvolver uma maneira otimista de ver as possibilidades da vida;

Reduzir a depressão e reforçar um sentimento de vitalidade;

Desenvolver o domínio sobre experiências passadas;

Abre a criatividade e fornece aprendizado experimental;

Estabelecer idéias positivas… semeando… e construindo sobre estas idéias positivas;

Aprenda a conduzir regressões que não se traumatizam.

METODOLOGIA

Metodologias que utilizam metáforas (“Eu gostaria de lhe contar sobre uma cliente com quem trabalhei que conseguiu imaginar a si mesma depois de se terem passado dois meses da nossa sessão, fazendo coisas que ela jamais imaginara que poderia conseguir.”)

Sugestões fixas (“Às vezes eu gosto de observar o que está à minha volta e me perguntar como seria no futuro ao imaginar como estarei me sentindo fantástico em relação a todas as mudanças que venho fazendo.”)

Pressuposições (“Eu fico me perguntando: Onde exatamente você vai estar e o que estará fazendo quando você tiver conseguido não fumar – nem uma única vez durante vários dias.”)

Perguntas indiretas fixas (“Você pode me contar como vai descrever aos seus amigos como resolveu este problema, não é mesmo?”)

Quais são os princípios Ericksonianos?

Cada pessoa é única criando sua própria metáfora de cura. O hipnoterapeuta ericksoniano se alia a esta metáfora e assume o papel de guia;

Temos em nosso interior a capacidade de resolver quaisquer questões que interferem no fluir de nossa vida e assumir esta responsabilidade é o primeiro passo no processo de cura;

Não existe algo como “resistência” quando a resolução a determinado problema vem da própria pessoa, por isso deixe que a mente inconsciente reúna as peças do quebra-cabeça;

Tudo o que é necessário é criar uma “mudança estratégica”, a menor mudança possível e permitir que ela seja enraizada por todos os nossos sistemas. Essa pequena mudança fará com que todos os nossos sistemas se reorganizem, gerando uma mudança profunda em nosso organismo;

O tempo é relativo e a linguagem mental e os processos mentais estão em constante estado de fluxo criativo;

Todo problema tem uma solução. Se algo não está funcionando, tente outra abordagem e assim por diante, até que uma funcione. Não desista, toda fechadura tem sua chave (frase atribuída a Erickson).

Stephen Paul Adler. Autoridade sênior em Psicanálise, é Ph.D. em Psicologia e Pós-doutor em Estresse pós-traumático. Seu trabalho e seu empenho, lhe garantiram certificação em 19 técnicas diferentes de psicoterapia e o reconhecimento mundial como expert em Hipnose Ericksoniana.

Durante os últimos 25 dos 50 anos com práticas clínicas, Stephen mergulhou profundamente nos ensinamentos de Milton H. Erickson, dominando e aperfeiçoando a técnica de hipnose.

O pleno conhecimento da filosofia ericksoniana e a vivência profissional com o trauma psicológico incentivaram-no a desenvolver a Resolução Neurobiológica de Trauma, abordagem especial para cura de traumas psicológicos diversos.Dr. Paul Adler lecionou nas Universidade de Nova Iorque, New School for Social Research, National Psychological Association for Psychoanalysis e no National Institute for Psychotherapies; e atuou como diretor internacional da New York Milton H. Erickson Society for Psychotherapy and Hypnosis.

E além de todo o seu currículo, Adler tem como missão trazer a Hipnose Ericksoniana para todas as regiões do Brasil com excelência.

Como funciona nossa formação completa?

Nossa formação é comptosta por três pilares básicos:
1. O módulo Iniciação Intermediário, 2. os Módulos Avançados e 3. As Supervisões.

Fale com nossos consultores

Tire suas dúvidas
pelo Whatsapp

Fale pelo Whatsapp

A Melhor formação do país te dá a chance de possuir 7 certificados internacionais

Nosso objetivo é honrar o legado de Milton Erickson e entregar para o mundo os melhores Hipnoterapeutas, com habilidades para auxiliarem milhares de pessoas e construir um mundo mais empático, compassivo e pacífico.

Nossa formação conta com a avaliação de 50 sessões de terapia (registradas por escrito e enviadas para nossos acadêmicos), análise de duas sessões gravadas em áudio ou vídeo por nossa banca de especialistas e a realização de uma prova oral e uma prova escrita.

A maioria de nossos alunos finaliza esse processo em um prazo de dois anos, mas você pode fazer essa formação no seu próprio ritmo.

A cada passo você irá avançar muito em suas habilidades terapêuticas e enquanto pessoa, expandindo sua consciência e sua visão de mundo nessa experiência transformadora!

Veja alguns benefícios da Hipnose Ericksoniana

A Hipnose Ericksoniana tem inúmeros benefícios, tanto pessoais como profissionais, podendo ser utilizado como um processo de cura ou potencializador de resultados.

Através da Hipnose Ericksoniana temos diversas ferramentas em mãos, nos levando ao autoconhecimento, através do autoconhecimento somos capazes de entender nosso verdadeiro potencial, abolindo crenças limitantes e avançando em nosso processo de desenvolvimento.

Veja uma lista de benefícios fornecidos pela Hipnose Ericksoniana:

Autoconhecimento; Cura de traumas e crenças limitantes; Controle de estresse, fobias e angustias; Maior capacidade na resolução de problemas; Maior resiliência diante de situações controversas; Mudanças de comportamentos, pensamentos e sentimentos; Aumento de confiança; Conexão com a mente inconsciente; Ser mais assertivo nas tomadas de decisão; Amplificar a plasticidade da memoria; Aumentar as percepções de novas possibilidades; Criar e realizar mudanças reais e duradouras; Autorregular-se agindo com mais convicção e clareza; Desenvolvimento emocional, pessoal e profissional.

A Hipnose comprovada
cientificamente

Hoje a neurociência comprova a eficácia da Hipnose Ericksoniana: O consciente não se sente confortável com mudanças, mesmo que sejam de nosso interesse. Sua resposta à mudança de comportamento é rígida e unidimensional.

Neurologicamente quase todas as mudanças de comportamento e reformulação de hábitos e padrões de vida começam e são controladas por nosso inconsciente. Para mudar o comportamento de forma efetiva é necessário mandar informação diretamente ao inconsciente.

Para alterar de forma eficaz antigos padrões de comportamento, a informação deve ser: diretamente indireta, não manipulatória e ter a intenção apenas de informar, acrescentando novas informações às antigas. [Erickson dizia que não é possível instruir o inconsciente de forma consciente e que sugestões autoritárias enfrentariam resistência.

O inconsciente responde a aberturas, oportunidades, metáforas, símbolos e contradições. Estudos neurobiológicos recentes indicam que nosso intelecto controla menos de 5% de nosso comportamento, ou seja, 95% de toda mudança comportamental é realizada no nosso inconsciente.

Os cientistas mostram que a maioria de nossas decisões, ações, emoções e comportamentos dependem de 95% da atividade do cérebro que está além de nossa consciência, o que significa que 95 – 99% da nossa vida vem da programação em nossa mente inconsciente. E é por isto que a hipnose ericksoniana é a ferramenta mais eficaz para as mudanças comportamentais, pois falamos diretamente à mente inconsciente.

A história de MILTON H. ERICKSON

Milton Hylum Erickson foi um psiquiatra especialista em terapia familiar sistêmica e uma das maiores autoridades mundiais nas técnicas de hipnose aplicadas a psicoterapia. Foi fundador e presidente da Sociedade Americana de Hipnose Clínica, membro da Associação Americana de Psiquiatria, Associação Americana de Psicologia e da Associação Americana de Psicopatologia.

Milton Erickson nasceu em Phoenix. Nascido de uma família de fazendeiros foi criado em um ambiente rural até sua adolescência. Um dos fatores que mudaria sua vida seria uma poliomielite adquirida aos 17 anos, que o deixaria totalmente paralisado, conseguindo apenas falar e mover os olhos.

Entre suas frases mais marcantes, essa é um exemplo claro de como a doença mudou radicalmente sua vida e sua forma de pensar: “A poliomielite foi o melhor professor que já tivera no estudo do comportamento humano e ao seu potencial.”

Dois anos mais tarde, após os acontecimentos da poliomielite, Erickson decide iniciar seus estudos em medicina, visando aprender e ensinar as futuras gerações no tratamento e na superação de suas próprias limitações.

Perguntas frequentes

SIM! Qualquer pessoa tem a capacidade de se comunicar com sua mente inconsciente. O curso é indicado para pessoas que desejam desenvolver as ferramenta necessárias para o seu autoconhecimento e para profissionais do desenvolvimento humano que desejam ampliar seus conhecimentos e entender melhor sobre a Hipnose Ericksoniana.

SIM! Qualquer pessoa tem a capacidade de se comunicar com sua mente inconsciente. O curso é indicado para pessoas que desejam desenvolver as ferramenta necessárias para o seu autoconhecimento e para profissionais do desenvolvimento humano que desejam ampliar seus conhecimentos e entender melhor sobre a Hipnose Ericksoniana.

SIM! Qualquer pessoa tem a capacidade de se comunicar com sua mente inconsciente. O curso é indicado para pessoas que desejam desenvolver as ferramenta necessárias para o seu autoconhecimento e para profissionais do desenvolvimento humano que desejam ampliar seus conhecimentos e entender melhor sobre a Hipnose Ericksoniana.