HIPNOSE ERICKSONIANA

 

Sugestão Pós-hipnótica

Sugestões pós-hipnóticas são aquelas feitas ao cliente, no final da sessão enquanto ele ainda está em transe, que se referem a sentimentos, comportamentos, ou memórias a serem recordados em algum contexto no futuro. As sugestões são conectadas a um evento físico que provavelmente estará presente no ambiente do cliente, por exemplo: Durante a próxima semana, em qualquer momento que você ouvir o telefone tocando, um cachorro latindo, e assim por diante. As sugestões pós-hipnóticas são feitas nos minutos finais da sessão ou menos. Seus efeitos raramente duram mais do que uma semana.

Elas são úteis para assegurar que a resposta desejada será integrada na vida cotidiana da pessoa, substituindo respostas improdutivas ou ausentes. Elas também podem ajudar o trabalho hipnótico nas sessões sugerindo-se que cada e toda vez que o cliente entrar em transe ele será capaz de ir ainda mais profundamente do que na vez anterior. Aqui o transe é o gatilho para a resposta. É importante lembrar que nós queremos que as aprendizagens adquiridas durante o trabalho de transe se generalizem para a vida cotidiana do cliente. As sugestões pós-hipnóticas facilitam esta possibilidade, caso contrário as aprendizagens ficariam limitadas ao estado de transe propriamente dito.

Exemplo:
Quando sua cabeça tocar no travesseiro, você flutuará para uma repousante noite de sono. Mesmo que acorde durante a noite, será apenas para notar que acordou, enquanto sua mente inconsciente lhe ajuda a flutuar novamente para um sono revigorante… sabendo que você acordará exatamente na hora certa para estar pronto(a) e preparado(a) para o dia seguinte.

 

© ACT Institute 2011-2016. Todos os direitos reservados